Gentileza gera gentileza: Como ser uma pessoa mais gentil

Como ser uma pessoa mais gentil


Ser gentil, segundo o dicionário, quer dizer: nobreza, modo elegante, amável, atencioso.

Ser gentil é parar de pensar só em você mesmo e fazer mais para e pelo próximo. E quem não gosta de ser tratado com gentileza? Todos se sentem bem e apreciam uma atitude educada e gentil. No stress do dia a dia algumas vezes esquecemos de ser gentis e por vezes tornamo-nos indelicados em exercitar a gentileza no cotidiano, quando isso se torna ainda mais necessário, pois o mundo no geral, precisa de mais gentileza.

Vamos falar sobre como aproveitar as ocasiões e desenvolver essa atitude tão nobre.

Seja gentil consigo mesmo

Algumas pessoas estão guardando tantas mágoas e convivem diariamente com sentimentos de raiva, que acabam tratando a si próprias com violência. Seja afável consigo, diz-se que para conseguirmos amar as pessoas, precisamos nos amar primeiro, e com razão. Cuide do seu ego, trate-se com carinho, zelo, amor, lembre-se que todos nós somos almas especiais.

Sorria mais

Sorria mais para as pessoas, para a vida, acorde com bons sentimentos e deixe os sorrisos invadir seus dias. Passamos por tanta gente ao longo de nossa caminhada nesta terra, às vezes nos deparamos com pessoas com a "cara amarrada", ou triste, com um semblante preocupado, e por que não cumprimentá-la com um sorriso sincero? Podemos irradiar o dia de alguém com uma ação simples e gratuita.

Deseje um bom dia e tenha um dia bom

Cumprimente as pessoas, dê um "bom dia" revigorante a conhecidos e desconhecidos.

Ajude

Ajude as pessoas em suas necessidades, seja generoso, isso faz parte em ser gentil. Ajudar tanto a um amigo, como a um estranho que, por exemplo, perdeu o filho no supermercado, muitas pessoas podem nem se importar, dizendo que o filho não é delas, mas você sabe que pode oferece gentileza em oferecer apoio procurando a criança.

Faça a diferença

Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Gosto muito dessa frase, ajuda a pensar o que posso oferecer ao outro que gostaria que fizessem a mim. Posso citar milhões de exemplos:

  • Ajudar um idoso a atravessar a rua.
  • Oferecer ajuda a um deficiente físico ou visual.
  • Ajudar a carregar as compras de uma senhora ou senhor idoso, ou de um/a jovem.
  • Arrumar o jardim do vizinho com sua permissão.
  • Varrer a calçada da vizinha, já que está varrendo a sua.
  • Ler para alguém que é analfabeto e ensiná-lo a aprender a ler.
  • Dedicar-se a trabalhos voluntários.
  • Visitar um amigo ou apenas conhecido que está enfermo e levar um lanchinho, como um bolinho caseiro.
  • Tocar instrumentos musicais em um asilo de idosos.
  • Cuidar dos filhos de um conhecido, quando ver que precisa de ajuda com as crianças e não tem com quem deixar para resolver um problema.
  • Saber pedir desculpas quando magoar alguém.

Saber dizer não

Ser gentil também é dizer não de modo educado e exemplar para as coisas que não lhe interessam. É respeitar os hábitos alheios, mas sem prejudicar-se, por exemplo: Você vai a um evento festivo de trabalho e seus colegas estão bebendo e lhe oferecem a bebida, você educadamente pode dizer: "Obrigada, mas não costumo beber, prefiro sucos ou refrigerante". Caso insistam, você pode falar: "Prefiro assim, é mais saudável". Você foi gentil e respeitou os hábitos dos outros.

Aprenda a ouvir mais

Seja atencioso quando conversar com as pessoas, é muito indelicado quando alguém está falando com você e você não dá valor, ou olha para os lados, ou para o relógio. Ou quando alguém te liga ao telefone e ao mesmo tempo você fala com 2 ou 3 pessoas. Você pode nem achar, mas o outro se incomoda, apesar de não comentar.

Respeite

Respeite as diversas opiniões, você pode julgar o que é melhor para você, mas não pode impor ninguém a mudar.

Seja o exemplo

Acredito ser difícil ser gentil com pessoas que só lhe magoaram e maltrataram, mas ser gentil é mais do que fazer por obrigação, tem que ser e fazer por amor. É gerar bondade mesmo que só haja recebido dor, é passar por cima dos orgulhos e demonstrar ao outro que ser gentil é melhor do que não saber distribuir carinho e amor, é exemplificar que a gentileza gera gentileza, e traz consigo boas obras.

Ser gentil vai além da capacidade normal dos seres humanos, é um ato de amor ao próximo, que deve ser estimulado todas as horas, e, principalmente, quando você se pega com pouca ou nenhuma paciência e percebe que deve passar por cima do stress, da pressão e dizer: "Vou ser mais gentil, porque com isso, não tenho nada a perder, só tenho a ganhar".

Fonte: Fernanda Ferraz/Sua Família
Gentileza Gera Gentileza - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página